terça-feira, 29 de março de 2011

GAGUEIRA OU DISFEMIA

      A gagueira é dita como um transtorno de fluência da palavra, ou seja, uma expressão verbal interrompida em seu ritmo de maneira mais ou menos brusca. A descontinuidade do discurso vem acompanhada de outros sinais anormais que afetam funcionalmente a coordenação fonorespiratória a ao tonos muscular associados a respostas emocionais e neurovegetativas. (Pena,1992)
     De acordo com os sintomas apresentados pelo o individuo a disfemia (gagueira) pode se classificar em:
*Gaguejar Tônico: sua principal característica é a fala intercortada com espasmos que afetam grupos musculares relacionados com a fonação e que provocam um bloqueio da fala. Individuos que apresentam esse tipo de disfemia procuram resolver esse bloqueio com grande esforço, intensificando ainda mais o tonos muscular resultando em uma fala explosiva e violenta.
*Gaguejar Clônico: sua principal característica é a contração bucal breve e rápida dando um efeito de compulsão repetitiva de vocabulário. Nesse caso os individuos que apresentam esse tipo de disfemia podem progredir rapidamente para o gaguejar tônico. 
      Faz se saber que as duas formas, tanto o tônico quanto o clônico podem estar associados, sendo frequentemente tônico de inicio a ao final da reeducação tornar-se clônico.
     A causa da gagueira ainda é definida como uma causa multifatorial decorrente de vários fatores, os mais predominantes são: alteração da maturação motora (podendo ser acompanhada pelos distúrbios de lateralidade), atraso da fala e de linguagem, nível mental. Estes fatores provocam um estado de tensão ao qual se adicionam a componentes psicológicos.      
     A associação de vários fatores é que contribui para agravação ou complicação da gagueira. Segundo Dinville (1993), ainda existem perturbações secundárias, ou seja, distúrbios aparentes de respiráção e articulação bem como do ritmo e da melodia.
     Vale ressaltar que a Disfemia não tem cura, é possivel que ocorra a melhora do quadro clínico para o individuo que apresenta essa alteração.







Nenhum comentário:

Postar um comentário