domingo, 27 de março de 2011

"Curiosidades sobre a Aquisição e Desenvolvimento Fonológico"



A aquisição da linguagem de qualquer ser humano é manifestada ao nascer através do choro. O choro é a única expressão oral de um bebê, do nascimento ao final do primeiro mês. Essa manifestação representada pelo choro é puramente fisiológica, sendo uma ação reflexa e instintiva.

Já no segundo mês de vida o bebê muda seu choro com tom e sonoridade diferenciados que podem indicar desconforto,fome,dor,cólica,etc.Sua linguagem é representada pelo valor comunicativo do choro para satisfação de suas necessidades.
No terceiro mês o bebê produz sons guturais e vocálicos. Ex:"aaaaaaaaaaaa",a emissão desses sons são de suma importância,pois o bebê começa a brincar com os sons que ele mesmo produz. No final do terceiro mês também se inicia a fase do balbucio ou lalação, ou seja, reduplicação de sílabas como "ma,ma,ma.ma....", "ta,ta,ta....".
"O surgimento da linguagem expressiva ocorre durante os primeiros anos de vida da criança,período em que os fonemas são adquiridos e estabelecidos quanto às posições nas sílabas e nas palavras e de acordo com uma cronologia que é ao que parece similar para a maioria das crianças". (Keske-Soares,Blanco,Mota,2004)
Super importante dizer é que, a aquisição fonológica envolve percepção,produção e organização das regras,pois a criança ao adquirir o fonema esta aprendendo sua distribuição nas sílabas e nas palavras. É durante o desenvolvimento da criança que o inventário fonético vai aumentando, sendo capaz de dominar regras fonológicas próprias de seu sistema linguístico, levando em consideração os fonemas e a sua distribuição e o tipo de estrutura silábica onde ocorrem.
De acordo com Pereira e Mota (2002), duranre a aquisição fonológica, as crianças devem aprender quais os sons são usados na sua língua e de que maneira eles são organizados.


As crianças de 1 ano e 6 meses até os 4 de idade tendem a expandir o sistema fonológico, usando estruturas silábicas mais complexas devido o aumento do inventário fonético, como exemplo a produção de palavras polissilábicas, porém é neste periodo que ocorre substituições e omissões de sons.

A partir dos 4 aos 7 anos de idade é que a criança começa a produzir de forma adequada as palavras mais simples e começa a usar palavras mais longas, dando estabilidade ao sistema fonológico.
Segundo Lowe (1996), o desenvolvimento fonológico implica a aquisição de um sistema de sons profundamente ligado ao crescimento global da criança em realação ao idioma e embora seja possível identificar tendências gerais,cada criança desenvolve sua linguagem de forma particular.

As crianças que não demonstram nos padrões de sua fala estar de acordo com esta cronologia apresentam atrasos ou desvios na aquisição deste aspecto da língua e por este motivo devem receber uma atenção especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário